Mineradoras de carvão incentivam educação e geram oportunidades no sul de SC

Incentivar o aprendizado e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas são objetivos das práticas realizadas pelas mineradoras de carvão localizadas no sul de Santa Catarina. As empresas mantêm programas e projetos voltados à educação, ressaltando a importância de promover o conhecimento e gerar oportunidades.

O Programa de Estágio e o Jovem Aprendiz já está presente no setor. As mineradoras também oferecem bolsas de estudo e convênios/parcerias com instituições de ensino, facilitando o acesso de colaboradores ao ensino de qualidade. Há ainda a parte de capacitação e desenvolvimento interno/externo dos colaboradores de acordo com a função profissional.

A coordenadora de Recursos Humanos da Indústria Carbonífera Rio Deserto, Jaci Baggio Vieira, destaca que a empresa compreende a importância do conhecimento na vida das pessoas e, por isso, é uma incentivadora de práticas que envolvam a educação.

“Através da educação, as pessoas têm acesso a mais oportunidades. Pensando nisso, a Rio Deserto mantém programas e projetos que promovem, valorizam e alinham o ensino com o mercado de trabalho, contribuindo com comunidades e colaboradores”, disse. Atualmente, a Rio Deserto conta com 26 estagiários e 20 jovens aprendizes.

Na Carbonífera Catarinense, o projeto Jovem Talento, realizado em parceria com o Bairro da Juventude (instituição localizada em Criciúma, que atende crianças, adolescentes e jovens desde a educação infantil até a formação profissional) também é destaque. O analista de treinamento da Carbonífera Catarinense, Hendrio da Silva, ressalta que o projeto visa estimular o desenvolvimento de carreiras, por meio da aprendizagem em sala de aula e imersão na empresa.

“O objetivo é integrar e disponibilizar oportunidades para a entrada no mercado de trabalho”, disse. Atualmente, 27 jovens participam da ação.

SATC

No sul de Santa Catarina, a educação é fortalecida por meio da mineração de carvão. O setor criou e hoje é mantenedor de uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). A instituição é considerada um “braço social” da atividade carbonífera, pois o campus de educação e tecnologia é mantido via contribuição mensal das empresas mineradoras, além das mensalidades dos estudantes.

ODS 4

As ações, programas e projetos relacionados à educação estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no ODS 4 – Educação de Qualidade. Isso porque visam assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Últimas notícias sobre a ABCM