sobre nós
Integrar toda a cadeia de produção nacional de carvão mineral e ativar seu uso sustentável, como energia confiável e disponível.
CONHEÇA MAIS A ABCS
A ABCS permite viabilizar e incrementar o uso sustentável de carvão mineral nacional sem atendimento das demandas energéticas do país e tem como propósito integrar toda a cadeia produtiva nacional de carvão mineral, fazer uso de modo sustentável, como energia segura e disponível.
A ABCS foi montada na Assembleia Geral realizada pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Porto Alegre, no dia 07 de março de 2006, reunindo representantes de empresas e indicadores que integram a cadeia produtiva de minerais. A sede fica em Criciúma/SC e tem como objetivos gerais congregar os interesses comuns de empresas mineradoras de carvão mineral nacional (incluído ao Sindicato Nacional da Indústria de Carvão – SNIEC e Indicado pela Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina – SIECESC), de outras empresas ligadas ao mercado e das empresas de geração de energia elétrica que utilizam o carvão mineral nacional como matéria prima.
A ABCS é composta por todos os agentes da cadeia produtiva de carvão mineral, mineradoras, geradoras e transportadoras.
A primeira diretoria da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), foi lançada em 05 de agosto de 2006, composta pelo engenheiro de Minas Fernando Luiz Zancan, presidente, Aldo Meneguzzi Junior, vice-presidente de mineração e José Luiz Jansson Laydner, vice-presidente de energia.
ATUAÇÃO
A ABCS atua como ponte entre toda a cadeia produtiva nacional do carvão mineral, além de assegurar junto aos órgãos oficiais e governos sua posição como produtor de energia sustentável, segura e disponível.
Propósito
e visão
ABCS
PROPÓSITO
Integrar toda a cadeia de produção nacional de carvão mineral, ativar seu uso sustentável, como energia confiável e disponível.
VISÃO
Viabilizar e incrementar o uso sustentável de carvão mineral nacional no atendimento às demandas energéticas de todo o país.
faça parte do nosso propósito
DIRETORES E CONSELHO
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DA DIRETORIA
Presidente
Fernando Luiz Zancan
Vice-Presidente de Mineração
Ademir Baretta
Vice-Presidente de Energia
Phellipy Rosa Portela
Vice-Presidente de Desenvolvimento Setorial
Carlos Weinschenck de Faria
Vice-Presidente de Pesquisa e de Inovação Tecnológica
Márcio Zanuz
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Fernando Luiz Zancan
César Weinschenck de Faria
Astrid Barato
Lucas de Almeida Ribeiro
Jorge Nemr
Benony Schmitz Filho
RELAÇÃO DOS COMPONENTES DO CONSELHO FISCAL
Luis Roberto Lütkemeier
Luiz De Noni
Paulo Eduardo Canalles