O setor carbonífero do sul de SC está cada vez mais engajado com os ODS. As empresas estão incorporando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos negócios, realizando diversas ações práticas que impulsionam o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades onde estão inseridas.
A Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., a Carbonífera Catarinense e a Carbonífera Metropolitana já aderiram ao movimento e se destacam, principalmente, nas seguintes categorias:
- ODS 3 (Saúde e Bem-Estar),
- ODS 4 (Educação de Qualidade),
- ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico),
- ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura),
- ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis),
- ODS 15 (Vida Terrestre),
- ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e
- ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
A coordenadora geral do Comitê Local Criciúma do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Regina Freitas Fernandes, afirma que o engajamento das empresas carboníferas nos ODS reflete a responsabilidade do setor.
“São organizações envolvidas e que buscam fazer o melhor no meio onde estão inseridas”, ressalta.
Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é composto por mais de mil signatários (entre pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público), que representam 89 municípios. O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e nas práticas das organizações, mobilizando todos os setores da sociedade catarinense. Prevê, assim, a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
O movimento social tem caráter apartidário, plural e ecumênico. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.